Koyasan é o lar de um centro monástico ativo fundado há doze séculos pelo sacerdote Kukai (conhecido postumamente como Kobo Daishi) para o estudo e prática do Budismo Esotérico. É a sede da seita Koyasan do Budismo Shingon, uma fé com uma grande variedade de seguidores em todo o Japão.

Situada em uma pequena planície no topo do Monte Koya está a área sagrada conhecida como o Danjo Garan, um complexo de templos, salões e estátuas budistas que recebem os visitantes a este lugar sereno e santificado.

Rodeado por uma densa floresta de maciços cedros, a área conhecida como Okuno-in, ou Santuário Interior, é o cenário para um vasto cemitério que apresenta a mausoléu de numerosos japoneses famosos, incluindo o do governante samurai Toyotomi Hideyoshi (ou Taiko Hideyoshi), bem como memoriais aos espíritos dos soldados mortos na Guerra do Pacífico.

Kobodaishi Kukai

Kobo Daishi Kukai

Nascimento

Kukai (Kobo Daishi), que também é carinhosamente chamado de “Odaishi-sama”, nasceu na província de Sanuki (atual província de Kagawa) em Shikoku. O seu pai era um homem chamado Saeki-no-Atai-Tagimi; a sua mãe era membro do clã Ato. Kukai foi o terceiro filho nascido da sua devota família budista.

Dias de Estudo

A partir dos 15 anos de idade, Kukai começou seus estudos de história e os clássicos chineses e partiu para a capital em Kyoto. Quando tinha 18 anos, matriculou-se na colagem nacional onde continuou a sua educação nos clássicos chineses e no confucionismo como estudante na Faculdade de Letras (ou na “Myogyo-ka”, como era conhecida na altura).

Kukai é conhecido por seu grande talento como compositor de poesia chinesa, e acredita-se que suas habilidades foram desenvolvidas durante este período.

Entrando no Sacerdócio

Embora diligentemente empenhado nos seus estudos neste departamento de maior prestígio da colagem nacional, Kukai conheceu um padre budista que lhe deu uma cópia da escritura esotérica conhecida como “Kokuzo-Gumonji-no-ho”. O encontro de Kukai com estes ensinamentos resultou numa transformação que o colocaria num caminho completamente diferente.

Cada vez mais desapontado com a natureza árida da sua educação formal, cujo único objetivo era a formação de funcionários do governo, Kukai deixou a colagem e começou a dedicar-se à prática do ascetismo budista, entrando no sacerdócio aos 20 anos de idade.

A Transmissão dos Ensinamentos Esotéricos

Em julho de 804, aos 31 anos, Kukai embarcou no primeiro de quatro navios com destino à China em uma missão diplomática ao Tribunal de T’ang. A pequena frota, liderada pelo enviado oficial Fujiwara-no-Kadonomaro, atravessou mares agitados e entrou na capital, em Chang-an, no final do ano.

Na China, Kukai visitou muitos sacerdotes eruditos em vários templos. Ele aprendeu sobre o budismo e a Índia, e também estudou sânscrito.

Através da instrução do Mestre Huiguo (Keika-Osyo), Kukai dominou os ensinamentos do budismo esotérico ortodoxo e acabou por ganhar o título de “Ajari-Henjo-Kongo”, significando a sua nomeação como o Oitavo Patriarca do Budismo Esotérico. Kukai regressou ao Japão em 806 após uma estadia de dois anos na China. De volta à sua terra natal, iniciou a tarefa de propagar os mistérios do budismo esotérico por todo o país.

Rituais de Consagração em Takaosan

No ano 811, no Templo Takaosanji de Kyoto (hoje chamado de Jingoji), Kukai presidiu os ritos de ordenação do eminente sacerdote Saicho (conhecido postumamente como Dengyo Daishi). Na época, Saicho era o líder da seita Tendai e um dos mais importantes clérigos do Japão. Ao participar de uma cerimônia de ordenação conduzida por Kukai, Saicho tornou-se, de fato, discípulo de Kukai. Imediatamente, Kukai aumentou a estima pela Corte Imperial e por toda a comunidade religiosa. Um grande número de pessoas se reuniram uma após a outra para se tornarem seus seguidores. Acredita-se que a seita Shingon do budismo tenha sido estabelecida neste momento.

Fundação de Koyasan

Em 816, o imperador reinante Saga concedeu a Kukai permissão para estabelecer um complexo monástico em Koyasan. Nesse mesmo ano, Kukai subiu a montanha acompanhada por numerosos seguidores e trabalhadores e começou o trabalho de construir um centro para o budismo esotérico. O evento marca a fundação do Templo Kongobuji de Koyasan.

Reparos do Reservatório de Manno

Em maio de 821, Kukai recebeu uma ordem imperial para supervisionar os trabalhos de reparação no Resevoir Manno, na província de Sanuki, onde nasceu.

Acredita-se que Kukai tenha adquirido um conhecimento avançado de engenharia civil enquanto vivia e estudava na China. Ele foi capaz de demonstrar essas habilidades admiravelmente, completando o difícil trabalho de reparo em apenas 3 meses.

Estabelecimento do Templo Toji como um Centro Shingon

Em fevereiro de 822, Kukai estabeleceu um centro de ordenação (conhecido como Shingon-in) no templo Todaiji de Nara. No Templo Takaosanji, ele praticou os ensinamentos do Sutra do Rei Benevolente (Ninnokyo-ho) para a paz e proteção do estado. Posteriormente, ele conduziu ritos de ordenação para o ex-imperador Heizei, apresentando ao soberano aposentado os mandamentos especiais do Budismo Esotérico (Sanmaya-kai) neste momento. Também está registrado que Kukai realizou ritos semelhantes para a Saga do Imperador no ano seguinte.

Em janeiro de 823, uma ordem imperial confiou a Kukai a administração do Templo Toji de Kyoto. Como abade, Kukai subsequentemente transformou este templo num centro do budismo Shingon e ponto focal para a propagação desta fé entre o povo. Por decreto imperial, foi permitido ao templo manter 50 discípulos em residência. Com mais regulamentos proibindo monges de outras seitas de residir em Toji, o templo foi autorizado a concentrar-se exclusivamente no estudo do budismo esotérico de Shingon.

Em fevereiro de 824, em resposta a um comando imperial, Kukai rezou pela chuva em Shinsen-en, localizado dentro dos recintos mais internos do palácio imperial. No mês seguinte, foi nomeado arcebispo júnior. Em maio do mesmo ano, ele novamente realizou orações rituais para a chuva no palácio interno, após o que ele foi promovido a arcebispo sênior.

Escritos de Kukai

Ao longo de sua movimentada carreira, Kukai escreveu inúmeros trabalhos importantes.

Na Transmissão do Darma (Fuho-den), ele cuidadosamente traçou a linhagem e as lendas dos fundadores do Budismo Esotérico Ortodoxo desde o Buda Cósmico (Dainichi Nyorai) até Huiguo.

Kukai também expôs os fundamentos teóricos dos ensinamentos esotéricos numa trilogia seminal de textos de Shingon conhecidos como Os Princípios da Iluminação nesta Existência (Sokushin-jobutsu-gi), Os Princípios do Som, Significado e Realidade (Shoji-jisso-gi) e Os Princípios da Sílaba Mantrica (Unji-gi).

Outros trabalhos significativos de Kukai incluem The Secret Treasury of Poetic Mirrors (Bunkyo-hifu-ron), The Essentials of Poetry and Prose (Bunpitsu-ganjin-sho), A Dictionary of Myriad Chinese Letters (Tenrei-bansho-meigi), Os Dez Estágios do Desenvolvimento da Mente (Jujushin-ron), e The Precious Key to the Sacred Treasury (Hizo-hoyaku).

No último período de sua vida, Kukai compôs A Chave Secreta do “Sutra do Coração” (Hannya-shingyo-hiken).

Instituto Educacional para o Público em Geral

Em 828, Kukai fundou uma academia privada para o estudo do budismo e confucionismo chamado Shugei Shuchi-in em um local ao leste do Templo Toji. A escola foi aberta ao público em geral, independentemente da classificação ou meios financeiros. Infelizmente, esta escola foi forçada a fechar depois de apenas 20 anos devido à falta de fundos, bem como à falta de pessoal talentoso.

Entrando no Nirvana para uma Vida Eterna

No dia 21 de março do ano 835, enquanto a construção de seu centro monástico continuava, Kukai entrou no Nirvana e atingiu a budeidade nesta mesma existência aos 62 anos de idade. Depois disso, um distinto discípulo, o abade Shinzen, assumiu as responsabilidades pela conclusão do mosteiro de Koyasan. Desde então, Koyasan continuou a florescer como um centro principal para o estudo e prática da iluminação perfeita. Atualmente, este complexo sagrado de 117 templos (junto com Okuno-in, etc.) serve como o centro espiritual e administrativo da seita Shingon.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *